Você sabe o que é metanoia?

Rodou na internet, um tempo atrás, a história de uma mulher que dormia todas as noites com sua cobra de estimação, até que se deu conta de que ela parou de se alimentar, levou-a ao veterinário para saber o que estava acontecendo e ouviu o diagnóstico mais cruel possível: a cobra estava deixando de comer para que sobrasse espaço para poder devorar sua dona.

O engraçado é que, até o momento em que essas palavras saíram da boca do médico, a mulher estava convicta em seu coração de que a cobra dormia com ela porque a amava. Ela deve ter se sentido traída. Deve ter passado noites e mais noites pensando em como ela se deixou enganar por tanto tempo. Deve ter se odiado muito por colocar tanta expectativa em algo tão traiçoeiro.

Uma história bem parecida ocorre no filme Tropa de Elite 2, em que o Capitão Nascimento, que até então acreditava cegamente que o B.O.P.E. era a solução pros problemas de tráfico e corrupção na polícia do Rio de Janeiro, se dá conta de que toda sua carreira dedicada ao batalhão e ao combate às drogas não passava de uma puta hipocrisia.

Ou também quando Neo, em Matrix, percebe que tudo o que ele pensava sobre si e sobre o mundo estava errado. Que todas as suas crenças não passavam de ilusão. Que sua existência não era um acaso.

E sabe o que esses três personagens – assim como muitos outros – têm em comum? Em dado momento, eles sofreram a metanoia.

Metanoia nada mais é que mudança de mente; uma mudança radical de pensamento. Ela ocorre quando aquela coisa na qual você mais acredita e põe fé desaba sobre sua cabeça em forma de verdade. Metanoia é quando você se parte em pedaços e depois se reconstrói, e a partir daí você não é mais o mesmo. É a mudança de atitude que parte da mudança de pensamento.

Muito provavelmente a mulher se livrou da cobra e nunca mais vai colocar uma dentro de casa. Capitão Nascimento não parou de investigar a seus superiores, e o filme acaba com ele admitindo sua ignorância ao não enxergar o problema real e denunciando a todos aqueles que ele tinha certeza que eram corruptos. Neo parte pra briga para salvar Morpheus, cumprindo, assim, a profecia da Oráculo.

Enfim, metanoia é o choque você leva ao se deparar com uma realidade que não é aquela com que você estava habituado. É botar todos os seus conceitos na mesa e refletir sobre como o que você acredita tem afetado sua vida. É abrir os olhos e nunca mais poder fechá-los novamente. É tentar fazer do mundo um lugar melhor a partir de você.

Não tenha medo de descobrir a verdade que está a um palmo de distância. Não tenha medo de se desconstruir. Mudar o mundo é mudar a si em primeiro lugar. O bem coletivo ainda é muito mais importante que nosso orgulho. E um dia a gente chega lá.

Um comentário em “Você sabe o que é metanoia?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: