Não se desespere se um dia surtar

Se você que está lendo esse texto agora e tem menos de 20 anos, tenho algo a lhe dizer: VOCÊ IRÁ SURTAR! Pode ser daqui 5 anos ou daqui 5 minutos, independente do tempo, você entrará em crise. E o que eu posso te falar sobre isso, por mais estranho que pareça, é: Tá tudo bem. Sério.

giphy (3).gif

Todos em algum momento da vida passarão por algo que conhecemos como crise existencial. É como um monólogo filosófico em que você discute consigo mesmo. Para onde vou, quem sou, o que eu fiz até agora, por que as coisas não dão certo? E é completamente normal passar por isso. Se pararmos para pensar, num passado não muito distante, se aos 20 anos você não estivesse casado, com casa e estabilidade financeira, você era um nada na sociedade. Hoje, com 20 anos, nos esforçamos para passar no vestibular ou arrumar o primeiro emprego.

Toda essa pressão para que você seja alguém na vida, seja dos pais, dos amigos ou de você mesmo, nos leva a um desespero quase natural de que tudo tem que se encaixar depressa. Temos que passar no vestibular, temos que nos formar, temos que casar, constituir família, tudo antes dos 25 anos. Quem não entraria em colapso com tanta pressão quando ainda se é jovem?

maxresdefault

E são nesses momentos em que nos sentimos perdidos que começamos coisas que, por muitas vezes, nos farão infelizes. Aquele emprego que você odeia mas está lá porque tem contas a pagar, aquele curso que você faz por cobrança, ou estudar para passar numa federal. Quantos não estão infelizes por não estarem em posse do próprio futuro, ou às vezes, por estarem tão indecisos do que querem ser e tentam se ajustar ao que aparece?

Por isso eu lhes digo: Tá tudo bem se você surtar. É normal. Todos passamos ou passaremos por isso um dia na vida. Tudo bem se você se afogar. E quando toda a tormenta passar, você lembrará dessa fase, lembrará do desespero. E entenderá como é necessário que essas crises existam, para que aprendamos a nos conhecer, e, assim, entendermos quem somos.

Um comentário em “Não se desespere se um dia surtar

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: