O problema em problematizar tudo

Cansei. Realmente não aguento mais. Não aguento mais essa merda toda de problematizar tudo. Não que seja errado problematizar ou questionar, mas tudo tem um limite. Quando vemos uma propaganda ou uma cena de uma novela qualquer passando na TV, que estejam fora do padrão imposto já há muito tempo nas telas das TVs, é quase automático esperarmos ver os “reaças” imediatamente destilando veneno nas redes.

E o que acontece em seguida? A réplica. Os descontruídos saem em defesa (que não necessariamente significa estar contra o outro lado da questão) do fato que os reaças criticaram. E assim, está aberta a porta do inferno, ou, como carinhosamente chamarei aqui, a “rede de problematização”.problematização

As redes sociais viram verdadeiros palcos, com pessoas problematizando o que já estava problematizado. Confuso, né? Veja o exemplo: a Folha de São Paulo publicou na semana passada uma notícia de que Jair Bolsonaro usa o auxílio-moradia dado aos deputados federais de forma indevida, visto que tem um imóvel próprio. Entenda que eu não estou condenando nem defendendo, apenas usando-o como exemplo. Os amantes do deputado e boa parte daqueles que são de direita usaram como argumento para defender Bolsonaro os escândalos envolvendo a antiga base petista do governo federal, enquanto os que são de esquerda e que não apoiam o deputado, utilizaram a notícia para derrubar a suposta “honestidade” de Bolsonaro. E assim, as discussões para descobrir quem está mais errado começa. Um problema em cima do outro.

E, quando menos percebemos, aquilo que foi posto como pauta de toda a discussão já não importa mais. Tudo se torna aquela velha e conhecida disputa do pão com mortadela contra os coxinhas.

dirvsesqe

Estamos cercados por radicais. Não importa de qual lado você esteja, hoje ou você é a favor da causa ou inimigo. Não há meio termo. Ninguém se importa mais com a discussão da causa, mas apenas com estar certo. Que merda estar nessa guerra de egos que sentem essa necessidade quase insana de serem inflados.

Essa rede de problematização se transforma num loop em que todos só querem mostrar que o seu argumento é melhor que outro e que a razão sempre está com ele, e não percebem que a verdade, algumas vezes, tem mais de uma face.

ego

Os questionamentos e problematizações estão aí para nos abrir os olhos para algo que pode ser prejudicial para alguém, não para virar palco de disputa de egos. Então, é melhor parar com essa porra de querer estar com razão sempre e abrir os olhos para o que é importante e que você tá deixando passar batido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: