Kratos: de homem a Deus da Guerra

General espartano. Jurou servidão ao Deus da Guerra, Ares. Recebeu as Lâminas do Caos, forjadas no inferno. Enganado, matou, acidentalmente, sua própria família, sendo amaldiçoado com as cinzas de sua esposa e filho, ligadas ao seu corpo. Foi assim que sua pele ficou branca. Foi assim que se tornou o “Fantasma de Esparta”. Com ajuda de Atena, ele começa uma jornada em busca de vingança. É assim que começa a história de uma das maiores sagas de videogames do mundo.

godofwar2005_1

Desenvolvido pela Santa Monica Studios, God of War teve sua primeira aparição em 2005. No primeiro game, Kratos jura matar Ares, por tê-lo enganado, tendo como guia, durante o game, Atena, deusa da Sabedoria e da Estratégia em batalha. Passando por diversas fases, Kratos acaba descobrindo que o único meio para conseguir matar Ares é adquirir a Caixa de Pandora, que contém e concede o poder de um deus a quem a possuir. No final do primeiro game, Kratos, enfim, consegue matar Ares, e se torna o novo Deus da Guerra.

Na sequência da saga, Kratos, decide liderar ataques a cidades de outros deuses para demonstrar que ele também merece ser um deus. Sem dar ouvidos ao aviso de Atena, Kratos parte para Rhodes, mas assim que chega lá é surpreendido por uma águia que retira parte de seus poderes e os coloca na estátua do Colosso de Rhodes. E essa é a tão famosa fase de God of War II, em que temos que enfrentar a “Moeda de 1 real”.

maxresdefault
Kratos, na luta contra o Colosso de Rhodes.

A tarefa não é fácil, e, em determinada parte da luta, Zeus aparece lhe oferecendo a Lâmina do Olimpo, arma usada na luta dos Deuses contra os Titãs. Sem saber que isso era uma armadilha, Kratos aceita e acaba sacrificando seus últimos poderes de deus, depositando-os nela. Depois da luta, caído, quase morto, depara-se com Zeus, que reaparece e revela que foi ele quem tirou os seus poderes e os depositou no colosso e que também retirou o resto, através da espada. Então, semimorto, é levado ao submundo. É salvo pela titã Gaia, a mãe da terra. E com o apoio dos titãs, Kratos inicia uma nova jornada de vingança. Assim que consegue derrotar as três irmãs do destino, ele passa a ter controle sobre si mesmo e volta ao exato momento em que Zeus o matava para tomar a Lâmina do Olimpo. Quando vai desferir o golpe final, Atena aparece e se lança entre Kratos e Zeus, se sacrificando para salvar o pai. Zeus, fraco, volta para o Olimpo. Atena, antes de morrer, fala que se Zeus cair, todo o Olimpo cairá. “Eles irão proteger Zeus”. Uma das famosas frases de Kratos em GoW ll é ,“Se todos do Olimpo irão negar minha vingança, então todos no Olimpo irão morrer, eu tenho vivido na sombra dos Deuses por muito tempo. O tempo dos Deuses chegou ao fim.”

GoW lll, começa com Kratos subindo o Monte Olimpo junto aos Titãs, para buscar sua tão desejada vingança. Poseidon aparece. Mas vocês já sabem o que aconteceu com ele! Depois de chegar no topo, acaba sendo traído por Gaia e os outros Titãs no momento em que são atingidos pelo raio de Zeus e caem do Olimpo.

1648932-god_of_war_ii__90_
Kratos vs Zeus.

Gaia não o segura e diz que sua vingança não é tão importante quanto a batalha dos Deuses contra os Titãs. Kratos cai. Encontra o espírito de Atena, que o ajudará durante todo o game. Ele vai até o submundo e mata Hades. Na sequência, Kratos mata Hélios, o Deus covarde. Depois, Hermes, Deus da eloquência e viagem. Cronos, pai de Zeus. Hefesto, o Deus ferreiro. E por fim, Zeus. No final do game, Kratos tira a própria vida. Logo após os créditos, é revelada uma pequena cena em que, ao lado da Lâmina do Olimpo, existe uma pedra com o formato de uma fênix. Não preciso dizer mais nada.

God Of War é um jogo de ação/aventura hack and slash e, pelo menos, muito no novo GoW, puzzle. Um game que faz parte da minha vida desde 2005. Recomendo fortemente que joguem todas as sagas para poder compreender mais profundamente toda a história de Kratos. Mas, sem mais delongas, vamos ao ponto principal.

tumblr_o8qry44M2B1u10jf6o1_500
Fúria espartana.

O primeiro trailer do novo GoW foi liberado na E3 de 2016. Vejam esse trailer: God Of War. Então, se passaram mais 2 anos roendo as unhas de curiosidade e ansiedade para saber como seria o novo game. E o que a Santa Monica nos traz? Se você pensou que era um jogo, está completamente enganado. God Of War é muito mais do que um simples game. As interfaces, as ambientações, jogabilidade, diálogos, detalhes mínimos, estão em um nível com que jamais sonharia. E o ponto principal, sua história. Realmente, damas e cavalheiros, posso afirmar e posso até cometer um pleonasmo, para deixar bem reforçado, quando digo que tenho certeza absoluta de que a história desse game vai te surpreender e te deixar com todo tipo de humor possível. Você vai se alegrar. Vai se irritar. Vai se emocionar. E digo com toda certeza: se você é fã dessa saga, assim como eu, você vai chorar com o final do game. É… eu chorei, tentei até segurar, mas não deu. Eu tenho uma tatuagem (minha primeira tatuagem) na parte de dentro no antebraço direito. Está escrito Be A Warrior, que significa “seja um guerreiro”. Mas, como muitos talvez não saibam, é uma referência a God Of War. É uma das frases que Kratos diz para Atreus durante o game e que é título do segundo trailer, God Of War – Be A Warrior: No place for a boy. You must be a warrior. “Não é lugar para um garoto. Você precisa ser um guerreiro”. Enfim, você leu até aqui e deve estar esperando que eu continue contando a história dessa obra-prima. Mas… não. Eu não vou contar, porque quero que vocês tenham o prazer de ver e se emocionarem por si mesmos. Quero que sintam o que eu senti. Surpreendam-se. Com certeza, é um game, e uma história, que vai marcar sua vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: