Fallout: A Guerra Nunca Muda

A série Fallout se passa depois de 1945, ano em que acaba a segunda guerra mundial. Logo após o fim da guerra, a energia atômica passou a ser usada como fonte de poder ilimitado para tudo no mundo. Foi possível desenvolver coisas que eram vistas, antes, apenas em filmes de ficção: robôs domésticos, carros movidos a fusão, computadores portáteis. Quando o século 21 chegou, as pessoas despertaram de seus sonhos. Anos a fio de consumo exagerado levaram à escassez de todos os recursos mais importantes. O mundo todo caiu e a paz se tornou apenas uma memória distante. Fallout é um game que se passa em um mundo pós-apocalíptico, mas tem como base a visão das pessoas dos anos 50 de como o futuro poderia ser.

No jogo, constantemente você deve escolher o que dizer para os personagens da trama, e suas respostas influenciam nas missões seguintes, algo muito interessante, que acrescenta profundidade aos personagens e situações em que o jogo te coloca.

Os atributos dos personagens são 7 no total: Força, Percepção, Carisma, Resistência, Agilidade, Sorte e Inteligência. Com eles, você determina as habilidades de seu personagem. As habilidades, por sua vez, são 18, das quais 6 são habilidades de combate, 8 habilidades ativas e 4 passivas.

  • Habilidades de Combate: Armas Pequenas, Grandes, de Energia, Arte Marcial, Brancas e de Arremesso.
  • Habilidades Ativas: Primeiros Socorros, Doctor, Sneak, Lockpick, Steal, Traps, Ciência e Reparar.
  • Habilidades Passivas: Oratória, Barter, Gambling e Outdoorsman.

A história do primeiro game se passa no ano de 2077. A falta de petróleo e as tensões entre EUA e China causaram uma guerra nuclear. Com o início dos ataques, os EUA constroem abrigos chamados vaults e mandam para lá apenas os cidadãos especificamente escolhidos – aqueles com boa saúde e mínima propensão a doenças. Oficialmente e publicamente, os vaults foram construídos para proteger uma parte não muito grande da população dos EUA. Mas, em 2077, existiam 400 milhões de pessoas e seria necessária a construção de 400 mil vaults. O número total de abrigos construídos nunca foi revelado. Mas o número divulgado foi de apenas 122. E a verdadeira razão para isso era o estudo de como um pequeno grupo de pessoas se comportaria em isolamento total do mundo externo e como eles seriam úteis na reconstrução de um novo mundo. Sem mencionar que seria um meio de o governo dos EUA continuar mantendo o comando sobre o país. Desses 122 vaults, apenas 17, de fato, foram construídos para garantir a sobrevivência das pessoas. Os demais, eram apenas experimentos sociais.

Você, o personagem principal, foi criado por um robô dentro do vault 13. As águas dentro dos abrigos eram purificadas por meio de um chip. Um dia, de forma inexplicável, o chip quebra, deixando o abrigo sem água por dias. Você tem a tarefa de levar um novo chip até lá.

Além de um universo muito conexo e bem explorado, existe também um bestiário fantástico, e, devido ao enredo, vários seres nunca vistos antes são criados dentro do jogo. A radiação propôs a mutação de muitos animais selvagens e até mesmo de humanos que, além de muita diversão e treino de mira, causam muitos sustos (afinal, uma toupeira radioativa saindo da terra para te atacar não é algo muito comum).

fallout-4-xbox-one-3.jpg

Em Fallout 2, o ano agora é 2241, quase 80 anos depois do primeiro incidente. Com o mutante líder derrotado, o personagem é o Chosen One e, dessa vez, precisa salvar seu vilarejo. Você, na pele do Escolhido, precisa encontrar o G.E.C.K (Garden of Eden Creation Kit). Um objeto que, de alguma forma, irá salvar seu povo. E, só após derrotar Frank Horrigan, você consegue finalizar o game.

A partir de Fallout 3, o jogo te coloca em uma experiência mais imersiva, colocando o game em uma perspectiva em primeira pessoa (também conhecido como FPS), vivendo a experiência do seu personagem em um mundo pós-apocalíptico pelos olhos dele. As campanhas do jogo nos deliciam com histórias muito bem construídas, missões que são sempre conexas e exigem que o mapa do jogo seja melhor explorado. Contudo, uma das melhores partes da experiência de se jogar Fallout são as missões secundárias (que vem em grande quantidade nos jogos, enriquecendo seu universo de uma forma que só a campanha principal não seria capaz).

Fallout 4, lançado em 2015, é o último da saga – até o momento. Você é o último sobrevivente do Vault 111, que acorda 210 anos depois da grande guerra. No trailer, é mostrada uma era pré-guerra, em que você e sua família vivem. Até o fim da segunda guerra mundial, a história de Fallout é idêntica à nossa, mas acaba tomando um rumo extremamente diferente depois dela, por causa de guerras sem sentido e ambição por mais poder. Mas existe uma grande lição no game: “War…. War never changes” – A guerra… A guerra nunca muda. E talvez precisemos ser agradecidos por nosso mundo não ter tomado o rumo que tomou a história do game porque, apesar de ser uma diversão, ainda assim é uma possibilidade para nossa realidade.giphy (1).gif

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: